Justificativas

Ao analisarmos a questão da violência urbana na nossa cidade perceberemos que, muito mais grave do que o crescimento do número de mortes violentas, está o terrível sentimento de normalidade que domina a nossa sociedade frente à violência cotidiana. Vemos hoje na nossa sociedade um quadro agravante de jovens com um potencial enorme, se entregando as drogas, prostituição e marginalidade, desperdiçando dons e talentos.

justificativa

Muitas vezes o ambiente hostil em que vivem os transforma em jovens violentos agressivos, prejudicando assim sua estrutura emocional, os tornando em adultos problemáticos. Através da cultura, da arte, do esporte e da informática, conseguimos atrair e incentivar esses jovens a ver e vivenciar outra perspectiva de vida, podendo trabalhar questões em seu emocional, que podem ser tratadas através dessas atividades, visando uma cura interior.

A análise do quadro atual leva-nos a constatação da necessidade de alicerçar o projeto com bases definidas e amplitude abrangente, o qual se personifica através dos subprojetos ou atividades em anexo com atendimentos para crianças, adolescentes e jovens que residem na comunidade e arredores através de diferentes atividades. Para melhor clareza é necessário algumas definições:

Arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, sendo as mais populares, a música, o cinema e a dança, entre outras.

A arte é uma forma privilegiada de representação humana, instrumento essencial para o desenvolvimento da consciência, pois propicia ao homem um contato consigo mesmo e com o universo. Assim, o conhecimento dessa linguagem contribuirá para maior conhecimento do homem e do mundo. Desse modo daremos oportunidade aos nossos alunos de conhecer várias formas de arte e com isso, desenvolver a imaginação criadora, a percepção fazendo aflorar a sensibilidade, destacando assim a contribuição afetiva e cognitiva para a expressão de crianças e adolescentes da região do Bairro Jardim Colúmbia.

Esporte: prática metódica, individual ou coletiva, de jogo ou qualquer atividade que demande exercício físico e destreza, com fins de recreação, manutenção do condicionamento corporal e da saúde e/ou competição; desporto. A prática esportiva como instrumento educacional visa ao desenvolvimento humano e capacita o educando a desenvolver suas competências sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.

Além da atividade física, a filosofia esportiva representa uma oportunidade para os internos refletirem sobre o sentido das vitórias e derrotas, para aprender a lidar com as frustrações. Afinal, não há esporte sem regras e assimilar seus princípios é entender porque elas existem, o que conduz a um exercício de cidadania e crescimento pessoal.

Informática: Ciência que se dedica ao tratamento da informação mediante o uso de computadores e demais dispositivos de processamento de dados.

Vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática é, cada vez mais, uma das peças principais. O computador exerce certo fascínio nas crianças e adultos que ainda não têm acesso a essa máquina e suas funções. Assim, as aulas de Informática auxiliam a inserção no mundo do computador como tecnologia da informação e comunicação na construção e formatação do conhecimento. Ajudam a utilizar, de forma hábil e significativa, alguns softwares, capacitando para a vivência em uma sociedade de base tecnológica.

As crianças mostram intensa motivação para conhecer e brincar com jogos, desenhos, navegadores e vários outros tipos de programas. O computador está presente na vida da criança e influencia na construção da sua identidade. A princípio é incorporado como diversão e lazer. Com o passar do tempo, a máquina adquire um novo significado. Passa a ser utilizada como recurso de aprendizagem, comunicação e instrumento de trabalho.

Desse modo, dentro dessas áreas, serão especificados subprojetos ou atividades específicas em cada área, os quais serão mais detalhados nos anexos a essa proposta.

Quanto aos custos do projeto, esclarecemos que, como até hoje, somente os cursos de informática e artesanato estão sendo realizados por voluntários, todos os demais têm um custo inicial relativamente elevado, que se justifica na medida em que se faz necessária a completa estruturação dos mesmos, adquirindo materiais primordiais para o seu desenvolvimento. Futuras prorrogações de subprojetos tendem a baixar o custo, que poderá ser absorvido pelo caixa do CEHAL, ou com eventuais pessoas que se disponibilizarem como voluntários para a continuidade de cada atividade.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s