Objetivos

Objetivos do Projeto Guiar

O objetivo final será sempre o de retirar as crianças e jovens da rua, da ociosidade, oferecendo um espaço de convivência formação para participação em grupos e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e de autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades da faixa etária em que se encontram, promovendo os participantes num ambiente cristão através das áreas citadas, oferecendo-lhes condições para superar situações desfavoráveis em que se encontram, auxiliando para que ultrapassem suas limitações, reconhecendo que essas limitações, embora sejam caraterísticas da sua atual personalidade, são transitórias em sua individualidade espiritual, sentindo-se espírito livre e responsável pelo seu destino, descortinando lhes  possibilidades adormecidas em seu interior e que precisam ser trabalhadas por meio do próprio esforço.

As atividades serão pautadas em experiências lúdicas e culturais, integrando a música, a dança, teatro, o esporte e a computação ao processo interdisciplinar que possibilite a redução das diferenças e contribua com a inclusão social das crianças e adolescentes da comunidade do Bairro Jardim Colúmbia e região.

objetivo

Objetivos Específicos:

  • Por intermédio da arte, esportes e da informática, oferecer, gratuitamente,  aulas de violão popular, dança (jazz) e teatro; aulas de judô e de informática básica a crianças e adolescentes da comunidade do bairro utilizando dessas práticas como meio de aprendizado e desenvolvimento pessoal;
  • Incluir aulas de reforço em leitura e matemática haja vista a dificuldade encontrada em consulta aos evangelizadores da situação existente, onde crianças de 10 anos ainda não estão plenamente alfabetizadas, realidade triste que, se não for corrigida a tempo, reduzirá em muito o potencial dessas crianças no seu aprendizado.
  • Incluir os assistidos e demais membros da comunidade com idade compatível, oferecendo aulas de ginástica para 3ª idade;
  • Criar laços entre as pessoas, baseando-se nas atividades em grupo;
  • Proporcionar uma melhor qualidade de vida escolar, destacando-se a importância da atividade artística;
  • Estimular e despertar a sensibilidade e o interesse pelas diversas áreas de atividades, permitindo aos participantes seu desenvolvimento integral, corpo e espírito.
  • Contribuir de forma coletiva na formação de cidadãos esclarecidos e conscientes e enquanto protagonistas de seu papel na sociedade abordado através das artes.
  • Proporcionar a formação e a descoberta de talentos nas áreas apontadas, para a realização de festivais, shows culturais, promoção de eventos, levando ao conhecimento de toda comunidade.
  • Finalmente, fazer com que o Posto de Assistência e Promoção Social Angelina Nunes Teixeira possa ser um pólo de congregação de pessoas, esclarecendo o benefício da caridade a todos os irmãos, e convidando as pessoas da comunidade a conhecer mais sobre essa doutrina maravilhosa que é a Doutrina Espírita, convidando-as a participarem das demais atividades desenvolvidas (palestras, cursos, evangelização, etc).

 

Público Alvoalvo

O projeto está direcionado à crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco na faixa etária de 7 a 18 anos, na produção cultural e esportiva da região, além de envolver as famílias, educadores, escolas, espaços culturais e toda a comunidade. Algumas atividades também serão direcionadas à adultos, principalmente à pessoas da melhor idade.

 

 

Local de Realização do Projeto

O local para desenvolvimento das atividades será o Posto de Assistência Espírita Angelina Nunes Teixeira, à Rua Paranapebas, 992 – Jd. Colúmbia – Campo Grande/MS, utilizando espaços propícios existentes.

Resultados Esperados

  • O auxílio cristão na formação de crianças, adolescentes e suas famílias levando-as a uma considerável melhoria das relações intra e extrafamiliares.
  • A promoção do resgate da identidade cultural e artística dos agentes envolvidos, na valorização e na conquista da cidadania.
  • O resgate da autoestima de crianças e adolescentes como a perspectiva de vida e visão de futuro.
  • O reconhecimento por parte da comunidade e sociedade em geral da qualidade e seriedade do atendimento.
  • O fortalecimento dos grupos de teatro, dança, canto e violão, judô, informática, ginástica da 3ª idade, leitura e matemática promovendo a inserção na sociedade através da arte, no exercício de seu protagonismo e responsabilização na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s